EQUIPA

João Paulo Noronha, PhD

Licenciado em Farmácia pela «Universidade do Porto» (UPorto). Desde 1990, é docente da «Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa» (FCT/UNL). Desde o Doutoramento em Química Orgânica pela FCT/UNL em 2001 até ao presente é Professor Auxiliar na FCT/UNL. É investigador REQUIMTE-LAQV. Desenvolveu a sua carreira, focado na área da Química Orgânica e Analítica, com participação em 10 projetos de investigação científica. Supervisionou ou supervisiona um total de 6 alunos de doutoramento, 2 alunos de pós-doutoramento, 11 Mestrandos e 15 estudantes de licenciatura. Lidera uma equipa constituída por 2 investigadores seniores e 3 estudantes de doutoramento. Possui cerca de 75 publicações em revistas internacionais indexadas.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

Mario Diniz, PhD

Licenciado em Ciências do Meio Aquático pela «Universidade do Porto» (UPorto), Mestre em Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos pela «Faculdade de Ciências e Tecnologia de Universidade Nova de Lisboa» (FCT/UNL) e Doutorado em Ciências do Ambiente (FCT/UNL). No início da sua carreira desenvolveu vários projetos de apoio às pescas e aquicultura, incluindo ações técnicas de divulgação juntos das entidades do sector e a edição de um Manual de Aquicultura. Para além disso, desenvolveu a sua carreira focado também na toxicologia ambiental, principalmente de espécies aquáticas e na avaliação de risco ambiental. Tem colaborado em inúmeros projetos ligados ao ambiente aquático e biota marinho. Atualmente é Professor Auxiliar na FCT/UNL e investigador do centro UCIBIO. Supervisionou ou supervisiona um total de 6 alunos de doutoramento, 6 alunos de pós-doutoramento, 5 Mestrandos e 23 estudantes de licenciatura. Ao longo da sua carreira de investigação produziu inúmeros trabalhos, contando atualmente com cerca de 84 publicações em revistas internacionais indexadas, 6 capítulos de livro e participação em 18 projetos de investigação científica. Um dos projetos em curso, financiado pela FCT/MCES e onde é PI, foca-se na avaliação da qualidade dos produtos da pesca através de desenvolvimento de novos sensores. Para além disso colabora ativamente com outros centros de investigação e universidades como a «Faculdade de Ciências de Lisboa», IPMA ou I3S (Porto) no desenvolvimento do seu trabalho científico.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Paulina Mata, PhD

Licenciada em Engenharia Química pelo «Instituto Superior Técnico» e Doutorada em Química Orgânica pela «Faculdade de Ciências e Tecnologia de Universidade Nova de Lisboa» (FCT/UNL). Professora Auxiliar na FCT/UNL. Coordena o Mestrado em Ciências Gastronómicas (FCT/UNL e ISA/UL). Investigadora do REQUIMTE-LAQV. Membro do «Advisory Subcommittee of the Chemical Nomenclature and Structure Representation Division (VIII)» da IUPAC. Desenvolve investigação sobre aplicações tecnológicas da Gastronomia Molecular. Supervisiona ou supervisionou 3 estudantes de doutoramento, 33 de mestrado e 2 de pós-doutoramento. Possui cerca de 20 publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, 6 em revistas nacionais e 2 capítulos de livros. Escreveu durante 5 anos regularmente na imprensa sobre temas relacionados com cozinha e ciência («Diário de Notícias», 2004-2007; Intermagazine - «Revista Profissional de Hotelaria e Restauração», 2005-2008).

Interessa-se pela divulgação da ciência, área em que colaborou com a «Ciência Viva», pertencendo à equipa que desenvolveu «A Cozinha é um Laboratório». Autora de dois livros de divulgação científica: «Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família», Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês); e, em coautoria com M. Guerreiro, «A Cozinha é um Laboratório», 4º edição, 2017. Participou em vários programas de TV, nomeadamente «AB Ciência» (série de 13 programas de divulgação científica) – RTP1.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

Leonel Pereira, PhD

 

Licenciado em Biologia (ramo Científico) e Doutorado em Biologia (especialidade Biologia Celular), pela «Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra» (FCT/UC), onde é atualmente Professor. Além de docente nesta universidade, é também Investigador integrado no MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e do IMAR (Instituto do Mar). Os seus interesses centram-se sobretudo nas áreas da Biodiversidade Marinha (algas), Biotecnologia Marinha (compostos bioativos de macroalgas) e Ecologia Marinha (avaliação ambiental). É, desde 2008, o autor e editor da publicação eletrónica MACOI – Portal Português das Macroalgas (www.uc.pt/seaweeds). É autor de mais de 20 livros e capítulos de livros, publicou até ao momento mais de 20 artigos científicos em revistas internacionais, mais de 15 capítulos de livros, mais de 10 livros, é editor de 2 obras publicadas por editoras internacionais, e proferiu mais de uma centena de palestras e comunicações orais em diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Recebeu em 1998 o «Prémio Francisco de Holanda» (Menção Honrosa) e, mais recentemente, o prémio do Mar Rei D. Carlos (18ª edição).

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Jelena Milinovic, PhD

 

Doutorada em Química Analítica do Ambiente pelo Departamento de Química Analítica da Universidade de Barcelona em Espanha, Mestre em Qualidade nos Laboratórios de Análises (EMQAL - «European Master in Quality for Analytical Laboratories») pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve em Portugal, Licenciada em Bioquímica.

Competências adquiridas para a Gestão de Laboratórios Analíticos e sua Acreditação e ainda competências adquiridas em investigação direcionada na determinação de elementos (AAS, ICP-OES, ICP-MS), fases minerais (FT-NIR, SWIR, XRD) e compostos orgânicos, como ácidos gordos, compostos voláteis, contaminantes orgânicos, pesticidas, etc. (GC-FID, GC-MS, UPLC-MS/MS) em variadas matrizes.

A experiência em áreas de investigação aplicada têm sido variada como, por exemplo, em laboratórios de qualidade agroalimentar, de geoquímica, de biologia marinha e ainda de toxinas no Laboratório de Referencia Nacional de Toxinas Marinhas do IPMA.

Revisora nos jornais internacionais (Springer, Elsevier), das publicações geralmente orientadas para a Química, mas cobrindo todas as áreas abrangentes das Ciências Ambientais.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Bruno Campos, MSc

Licenciado em Biologia (ramo Científico) pela «Universidade de Évora» e Mestre em Ciências Gastronómicas pela «Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa» (FCT-UNL) e «Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa» (ISA-UL). Anteriormente, foi Formador no «Instituto de Emprego e Formação Profissional» (IEFP) nas áreas de cozinha, pastelaria e padaria, tendo desempenhado funções de Técnico de Cozinha/Pastelaria em Portugal, Espanha, Alemanha, Chipre, Bermudas, Inglaterra e EUA. Os seus interesses são variados: Recursos Biológicos, Gastronomia Molecular, Etnobotânica, Divulgação Científica, História e Filosofia da Ciência, Natureza, Yoga e Artes Visuais.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Bruno Moreira-Leite, MSc

Formado em Economia pela «Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro» (PUC-Rio, Brasil) Gastronomia e Culinária pela «Universidade Estácio de Sá» (RJ, Brasil). Fez especialização em Cozinha Francesa Regional e de «Bistrot» pela «Alain Ducasse Formation» (ADF) e Mestrado em Ciências Gastronómicas pela «Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa» (FCT-UNL) e «Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa» (ISA-UL). Além de trabalhar em vários estabelecimentos, foi proprietário de restaurante por dois anos e meio. Já soma mais de 14 anos de carreira na área de gastronomia. Atualmente é aluno do programa doutoral em Ciências dos Alimentos (FCT/UNL), colaborador do Mestrado em Ciências Gastronómicas (FCT/UNL) e investigador no presente projeto. Sua área de pesquisa engloba temas diversos tais como Ficogastronomia, Gastronomia Molecular e Desenvolvimento de Novos Produtos.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Abigail Lopes Salgado, MSc

Licenciada em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e Mestre em Ciências Gastronómicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT – UNL) e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA – UL). Estagiou na área de cozinha nos restaurantes de referência The Fat Duck (Bray, Inglaterra) e Noma (Copenhaga, Dinamarca). Teve também experiência na área de desenvolvimento de produtos em contexto industrial e para a restauração, mais recentemente, no Nordic Food Lab (NFL) inserido no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Copenhaga (UCPH FOOD). Interessa-se pelas áreas de desenvolvimento de produtos inovadores, percepção sensorial e alimentos fermentados.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

 

Patrícia Gabriel, MSc

Licenciada em Matemática (ensino de) pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Matemática Computacional pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências Gastronómicas pela Faculdade de Ciências e Técnologia/UNL. Interessa-se por tudo o que nos alimenta, seja de pão ou de virtudes.

// Acesse aqui o Curriculum Vitae

Alga4Food

Departamento de Química

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade NOVA de Lisboa

©2018 por Alga4Food

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now